Filogénese (evolução da espécie) - história da evolução de uma espécie ou grupo hierarquicamente reconhecido.
Ontogénese (evolução do indivíduo) - conjunto de tranformações embrionárias e pós-embrionárias pelas quais passa um organismo vertebrado, desde a fase do ovo até à fase adulta.
Darwin disse que as diferentes espécies evoluíram a partir de um ancestral comum e a diversidade dos seres vivos resulta de processos de selecção natural. Durante milhões de anos, a evolução do comportamento acompanhou a evolução do cérebro (encefalização) .
A locomoção bípede foi um factor evolutivo decisivo no processo que conduziu, primeiro, ao Homo Sapiens e, depois, ao Homo Sapiens Sapiens. Caminhar sobre duas pernas permitiu a postura vertical e a utilização das mãos, agora livres, para tarefas cada vez mais complexas (p.e a produção de ferramentas e objectos), promovendo assim, lentamente, o desenvolvimento do cérebro e do crânio. Os registos fósseis sugerem que a evolução do Homem foi sendo acompanhada de evolução da capacidade craniana e do volume do cérebro.
Fig.3 - A evolução da espécie humana |
Ao nascer, o ser humano é frágil e inacabado, talvez o mais prematuro e impreparado de todo o planeta. No entanto, a precocidade do nascimento e o inacabamento biológico permitem ao novo ser uma programação bem mais rica e flexível do que aquela que é espectável dos instintos. Assim, o inacabamento biológico tornou-se no maior trunfo evolutivo da nossa espécie, em vez da aparente desvantagem biológica. Enquanto o ser humano perdeu em programação biológica e instintos, ganhou em flexibilidade e aptidão para aprender e para interagir socialmente.
Associada a este inacabamento, surge a noção de neotenia, que consiste, no que se aplica ao ser humano, no prolongamento da infância, decorrente do inacabamento biológico, filogenético e ontogenético.
Tal como os bebés, o adulto humano é um ser inacabado, coom um programa genético que permanece relativamente aberto.
Dada a manifesta relação entre os processos filogenéticos e ontogenéticos, teorias como a Teoria da Recapitulação apontaram para uma anlogia entreo filogenia e ontogenia: <<a ontogenia recapitula a filogenia>>, ou seja, o desenvolvimento embrionário de cada indivíduo (ontogenia) seria uma repetição/recapitulação (ainda que de forma abreviada e incompleta) da história evolutiva de uma espécie (filogenia).
O que se vê, não é necessariamente real, a não se que seja visto quadrimensalmente: físico,micro,macro e através das leis que os regem.
ResponderEliminarA evolução é uma filosofia espontânea que ocorre através da "seleção natural e da mutação" sempre favorável ao observador religioso adepto da evolução.
A prova de que a evolução não ocorreu está apresentada em ao logo da bíblia. De gênesis à Apocalipse. Especialmente em Atos dos Apóstolos C.17.15 em diante. Vê, não há espaço para sopa primordial, seleção natural, filogenia, ontogenia, ou bilhões e bilhões de anos . Deus cria, mantém(o túmulo vazio é o que resta aos paleontologistas e arqueologistas) e julga ao final a todos. Não há espaço para dúvidas ou ignorância; nem tampouco espaço para acordo; Deus ensina, e nós escolhemos no que crê. Será que alguém vai tirar Deus trono por agir como criança mimadinha?! Será que é inteligente contender com Ele?
EliminarA prova de que a evolução não ocorreu está apresentada em ao logo da bíblia. De gênesis à Apocalipse. Especialmente em Atos dos Apóstolos C.17.15 em diante. Vê, não há espaço para sopa primordial, seleção natural, filogenia, ontogenia, ou bilhões e bilhões de anos . Deus cria, mantém(o túmulo vazio é o que resta aos paleontologistas e arqueologistas) e julga ao final a todos. Não há espaço para dúvidas ou ignorância; nem tampouco espaço para acordo; Deus ensina, e nós escolhemos no que crê. Será que alguém vai tirar Deus trono por agir como criança mimadinha?! Será que é inteligente contender com Ele?
EliminarO que se vê, não é necessariamente real, a não se que seja visto quadrimensalmente: físico,micro,macro e através das leis que os regem.
ResponderEliminarA evolução é uma filosofia espontânea que ocorre através da "seleção natural e da mutação" sempre favorável ao observador religioso adepto da evolução.
Muito obrigado pela matéria
ResponderEliminar